Sopa de Letrinhas

terça-feira, novembro 13, 2007

(In)Constituição

"Nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação". Antes essas palavras se restringissem apenas à letra de uma música de um grupo nacional, mas não é isso que acontece. Elas também denunciam a triste realidade do nosso país.

É com aversão que muitas vezes olhamos para aquelas pessoas paradas na esquina, arrastando seus cobertores impregnados de sujeira, não só aquela formada por resíduos e poeira, mas também pela sujeira que muitas vezes cega aqueles que foram designados para defender nossos direitos.

Fala-se em miséria, fome e falta de moradia enquanto o café não é servido e troca-se se assunto com a mesma facilidade com que o líquido negro desce pela garganta. Os discursos são lindos, claro! Conquistam votos. É fácil falar em distribuição de renda enquanto eles - os governantes - têm a sua garantida.

Imaginem se, por um acaso, eles perdessem tudo o que possuem e tivessem que morar na rua, sendo obrigados a dividir até mesmo uma folha de jornal para amenizar o frio. Mas eles não pensam nisso. Se preocupam em exibir orgulhosamente o índice de crescimento econômico - não tão invejável - e esconder o outro, de corrupção.

Algumas autoridades defendem a chamada "operação limpeza" para resolver o problema dos moradores de rua, mesmo que de forma literal e eles recebam um "banho de loja". A única "operação limpeza" que funcionaria é aquela que começa internamente e se estende primeiro por uma rua, depois pela cidade e por fim, pelo país.

(Nota da autora: Redação feita para o Simulado de hoje. O tema era o problema dos moradores de rua.)

1 Comments:

Blogger my first blog said...

Excellente!

8:40 PM  

Postar um comentário

<< Home